Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

DNIT entrega tratores s comunidades indgenas

30/05/2018

Após muita expectativa, as comunidades indígenas Wassu-Cocal, Karapotó Terra Nova, Karapotó Plak-ô e Kariri-Xocó receberam do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o apoio da Gerenciadora Executiva dos PBAIs, a doação de cinco tratores e implementos agrícolas, nos dias 22 e 25 de maio. Os veículos fazem parte das medidas mitigadoras decorrentes das obras de duplicação da BR-101 no estado de Alagoas.

As aquisições estão preconizadas nos Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAIs) e foram apontadas como prioritárias pelos representantes das comunidades na última reunião do Comitê Gestor, realizada em abril de 2017. Além dos cinco tratores, está prevista ainda a compra de quatro ônibus escolares, cinco caminhões, quatro ambulâncias, entre outras ações. 

Segundo Igor Herbert, indígena de Wassu-Cocal e presidente do Comitê Gestor, as comunidades estão felizes com as doações, importantes para o fortalecimento da sustentabilidade econômica indígena. “Esses bens irão atender as comunidades em vários aspectos e quando chegar o restante acordado prioritariamente, acredito que um diálogo será aberto com mais amplitude em relação à duplicação da BR-101, que é um sonho, mas sonho maior é toda a compensação prometida que vem antes e que estamos no aguardo de receber”, destacou Igor.

Para o cacique Edmilson José, também de Wassu Cocal, a comunidade está satisfeita com a doação dos tratores. “Sabemos que há outros bens para chegar e pedimos agilidade, mas até o momento só temos a agradecer”, afirmou.

Nena Isidoro, cacique de Karapotó Terra Nova, afirmou que apesar de toda a ansiedade do aguardo, o trator chegou em um bom momento para as plantações da comunidade devido ao período chuvoso. “Todas as famílias, sem restrição, serão beneficiadas. Foi para o povo e é do povo”, ressaltou.

Genilson José de Souza, uma das lideranças de Karapotó Plak-ô, explicou que o bem doado era um dos sonhos antigos da comunidade, mas que agora é real. “Com a máquina à disposição, teremos a possibilidade de trabalhar na nossa terra para melhorar a safra e, consequentemente, às condições de vida dos indígenas de Karapotó Plak-ô”.

Já para Edmilson José de Souza, presidente da Associação Indígena Comunitária Kariri-Xocó, os tratores chegaram em um bom momento: “Os veículos são muito importantes para a nossa comunidade, pois estávamos abandonando a agricultura por falta de equipamentos e saindo da aldeia para procurar emprego fora daqui. Hoje, vemos nos rostos dos parentes as expressões de felicidade com os tratores, que serão muito úteis”.

Participaram da doação oficial, realizada em cada comunidade com a presença das lideranças indígenas, Carlos Soares, chefe do setor logístico da superintendência regional do DNIT/AL, Rodrigo Orestes Lins, coordenador regional da Funai/AL, além das equipes da Gerenciadora Executiva dos PBAIs (Consórcio Ecoplan/Skill Engenharia), Gestão Ambiental da BR-101 PE/AL/SE/BA e supervisora de obras da BR-101/NE (Dynatest).

 

Texto: Salmom Lucas