Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Gerenciadora auxilia indígenas na criação de estatuto da associação

18/12/2017

A Gerenciadora Executiva dos PBAIs (Consórcio Ecoplan/Skill Engenharia) auxiliou os indígenas da comunidade Karapotó Plak-ô na formalização do estatuto da Associação Indígena Praki-o (AIPRA). A atividade ocorreu no dia 14 de dezembro e contou com a participação de, aproximadamente, 50 indígenas.

Além da importância da comunidade em possuir uma associação regularizada, a entidade ficará responsável por receber os bens previstos no Plano Básico Ambiental Indígena, como ambulância, ônibus escolar e trator e implementos agrícolas – bens apontados como prioritários na última reunião do Comitê Gestor.

De acordo com Joelma Pereira, assistente social da Gerenciadora, a regularização da associação representa um passo importante para a comunidade e implementação do PBAI. “A regularização é um avanço no sentido de conferir uma melhor organização coletiva dos Karapotós Plak-ô e, agora, os bens previstos no projeto terão uma entidade como destinatária, o que consequentemente contribuirá para uma melhor fluidez do processo”, explicou.

O presidente e o vice-presidente da associação, respectivamente, são o cacique Juarez de Souza e Laedna Nunes Tononé. Os demais membros estão sendo discutidos pela comunidade.

 

Texto: Salmom Lucas