Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Indgenas de Kariri-Xoc participam de curso sobre associativismo

15/06/2018

Entre os dias 05 e 07 de junho, um grupo de 13 indígenas de Kariri-Xocó participou da primeira turma de Capacitação de Associativismo, promovida pelo DNIT/Gerenciadora Executiva dos PBAIs, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Com a doação de tratores e implementos agrícolas no último mês de maio, que foram uma das aquisições previstas nos PBAIs apontadas como prioritárias na última reunião do Comitê Gestor, as lideranças da comunidade solicitaram o curso a fim de aprenderem a gerir, da melhor forma por meio de práticas associativistas, os bens recebidos recentemente e os que estão por vir.

Durante três dias, características, práticas e formalização de uma associação fizeram parte do conteúdo ministrado pela instrutora Vânia Paes, do Senar. Lanches e almoços também foram viabilizados para uma maior comodidade dos participantes.

Segundo Joelma Pereira, assistente social da Gerenciadora Executiva, além da questão da gestão dos bens, o curso busca ainda fortalecer a organização interna da comunidade. “O organização das comunidades é a base de tudo. Nesse sentido, o associativismo contribui imensamente para que as pessoas unam forças em prol de seus objetivos coletivos, com uma maior facilidade, por mais difíceis que sejam”, explicou.

Após o encerramento da capacitação, aconteceu uma reunião geral entre os indígenas da comunidade, com a participação de parte da equipe da Gerenciadora Executiva, para tratar sobre o PBAI. Na oportunidade, os alunos do curso estiveram presentes e aproveitaram o espaço para colocar em prática o conhecimento adquirido. “Pudemos observar que a percepção deles em relação à comunidade e a forma de conduzir o diálogo já mudou positivamente”, constatou Joelma.

Uma das alunas foi Taís Oquena, que considerou “ótima” a capacitação. “Aprendemos como a prática da solidariedade e o empreendimento de esforços constituem um conjunto de comportamentos para a condução eficaz de uma associação”, analisou a indígena.

Os participantes receberam um certificado com carga horária de 24 horas. O próximo curso de Associativismo irá acontecer entre os dias 19 e 21 de junho, em Kariri-Xocó. Os interessados devem entrar em contato com o presidente da Associação Kariri-Xocó, Edmilson Souza, por meio do contato (79) 98849-1249.

 

Texto: Salmom Lucas