Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Indígenas de Wassu-Cocal são ressarcidos por preparação de terrenos

02/11/2017

Mais uma demanda estabelecida na continuação da 3ª Reunião do Comitê Gestor foi cumprida pelo DNIT. Trata-se do ressarcimento dos serviços de terraplanagem, realizado pelos indígenas de Wassu-Cocal, para a construção de novas benfeitorias no âmbito do processo de relocação decorrente das obras de duplicação da BR-101.

O processo da terraplanagem é dividido em duas etapas. A primeira contempla 37 indígenas. Dos 37, 33 concordaram com os valores estimados em um estudo técnico feito por meio de consultoria contratada pelo DNIT e assinaram um Termo de Aceite. No mês de outubro, o dinheiro foi depositado na conta bancária dos 33 que indígenas. 

A segunda é relacionada a uma análise complementar, para além dos 37. Durante acompanhamento social na comunidade, a equipe da Gerenciadora Executiva dos PBAIs detectou mais 45 famílias que afirmam terem tido custos com serviços de terraplanagem. “Nesse sentido, seguimos atuando juntamente com o DNIT para analisar, tecnicamente, cada situação e dar prosseguimento ao processo e sua resolução”, afirmou João Paulo, engenheiro agrônomo da Gerenciadora Executiva.

O ressarcimento refere-se a um compromisso firmado entre o DNIT e indígenas antes da relocação dos imóveis que ficavam às margens da BR-101 em Wassu-Cocal. Na oportunidade, foi prometido aos indenizados recursos necessários para preparação dos terrenos das novas casas construídas.

 

Texto: Salmom Lucas