Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Placas de sinalização são instaladas em Kariri-Xocó

16/10/2017

Demanda apontada como prioridade pelas lideranças da comunidade Kariri-Xocó na continuação da 3ª Reunião do Comitê Gestor, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou, entre os dias 09 e 11 de outubro, 20 placas de sinalização do tipo “Terra Protegida” em pontos estratégicos do território demarcado.

A execução da atividade contou com o acompanhamento de representantes indígenas, Funai, Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-101 e equipe da Gerenciadora Executiva dos PBAIs (Consórcio Ecoplan/Skill Engenharia). Feitas de chapa galvanizada antiferrugem, as placas seguem o padrão estabelecido pela Funai, com advertência ao acesso interditado a pessoas estranhas.

Para Antônio Militão, uma das lideranças de Kariri-Xocó que acompanhou as afixações, as placas são de fundamental importância para demarcar o território. “A instalação em vários pontos servirá para que outros povos não indígenas, que não conhecem o nosso território, visualizem e sejam informados que a área trata-se de uma terra dos Kariri-Xocó”, refletiu.

Segundo Jó Santana, servidor da Funai, indígena de Kariri-Xocó e que também acompanhou a ação, as placas irão marcar a divisão entre o território da comunidade e fazendas vizinhas. “Diante dessas placas, o índio saberá o seu limite de até onde pode chegar e, assim, eventuais problemas com os fazendeiros da região serão evitados”, explicou.

As placas, além de serem mais uma promessa cumprida pelo DNIT, estão inseridas no escopo do Programa de Vigilância Territorial do PBAI, que tem como objetivo, de modo geral, apoiar ações de proteção das comunidades indígenas.

 

Texto: Salmom Lucas