Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Antropóloga é apresentada aos Indígenas de Wassu-Cocal

02/02/2019

Na manhã do dia 31 de janeiro, a antropóloga Leslye Ursini, contratada pela Gerenciadora Executiva dos PBAIs para realizar o estudo Novo Levantamento Socioeconômico, esteve na comunidade Wassu-Cocal para se apresentar às 15 famílias remanescentes do processo de realocação do projeto atual da rodovia, além de explicar todas as etapas do levantamento e consultar os indígenas.

A atividade é em decorrência de uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF), indicação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e demanda estabelecida como prioritária na 3ª Reunião do Comitê Gestor dos PBAIs.

Durante a reunião, que aconteceu na Escola Estadual Indígena Prof.ª Marlene Marques dos Santos, a antropóloga explicou que o estudo terá como objetivo principal investigar a situação das 15 famílias e a relação delas com a comunidade. “Serão analisados também dados como acesso a recursos naturais, a transporte, a locais de comércio, a benefícios sociais, entre outros; escolas, postos de saúde, igrejas e demais instalações existentes; assim como interesses da comunidade”, explicou Leslye.

Igor Herbert, liderança da comunidade e presidente do Comitê Gestor, ressaltou que a questão indígena é diferenciada e que, portanto, o processo é dinâmico e não para. “É importante relembrar que no decorrer do processo foi criada a expectativa em relação às obras. Desse modo, entendemos que o processo só será finalizado quando forem encontradas soluções para as famílias que serão consultadas”.

No encerramento da reunião, a antropóloga questionou aos indígenas se aprovavam o plano de trabalho apresentado e se concordavam com o início da atividade já no mesmo dia, na parte da tarde. Todos os presentes levantaram as mãos em concordância.

 

Texto: Salmom Lucas