Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Indígenas e superintendente do DNIT Alagoas se reúnem em Maceió

01/02/2019

Indígenas de Wassu-Cocal se reuniram com o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Alagoas (SR-DNIT/AL), Fabrício Galvão, no último dia 30, na sede do órgão em Maceió. O encontro teve como objetivo tratar sobre o andamento das ações apontadas como prioritárias na 3ª Reunião do Comitê Gestor.

Participaram da reunião as lideranças Igor Herbert, Cacique Edmilson, Pajé Lula, equipe da Gerenciadora Executiva, além da antropóloga Leslye Bombonatto Ursini, que irá coordenar um estudo socioeconômico de 15 famílias residentes próximas à rodovia em Wassu-Cocal.

Sobre as demandas discutidas, confira o resumo do foi discutido.

Ônibus escolares

Os quatro ônibus escolares, um para cada comunidade, foram comprados e estão em Maceió no aguardo apenas do emplacamento e revisão, que encontram-se em estágio avançado, com previsão de término para meados de fevereiro de 2019.

Terras

Para a concretização da parceria entre o DNIT e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL) – o órgão ficará responsável pela regularização de terras indicadas pelas comunidades –, o processo está no aguardo da liberação do orçamento previsto para 2019 a fim de dar continuidade ás atividades.

Caminhões

Sobre a compra dos quatro caminhões, o superintendente informou que já foi emitida a nota de empenho e, por esse motivo, o prazo para a entrega dos veículos já está sendo contado de acordo com o previsto no termo de referência do edital da licitação.

Materiais de artesanato e de esporte

A situação da aquisição dos materiais de artesanato e de esporte também está atrelada à liberação orçamentária de 2019. Segundo Fabrício, assim que o orçamento for liberado, será aberta a licitação para a compra dos materiais.

Segunda etapa do processo da terraplanagem

O ressarcimento das 45 famílias da segunda etapa do processo da terraplanagem será realizado com a liberação do orçamento de 2019. Estudo das 15 famílias de Wassu-Cocal Durante a reunião, a antropóloga Leslye foi apresentada aos indígenas presentes. A profissional irá realizar o Novo Levantamento Socioeconômico das 15 famílias que moram próximas à rodovia em Wassu-Cocal.

 

Texto: Salmom Lucas