Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Ônibus escolares são doados às comunidades indígenas

20/05/2019

Quatro ônibus escolares foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aos estudantes das comunidades indígenas Wassu-Cocal, Karapotó Terra Nova, Karapotó Plak-ô e Kariri-Xocó, na última segunda-feira (22), em Maceió (AL). Os veículos fazem parte das medidas mitigatórias decorrentes das obras de duplicação da BR-101 no estado de Alagoas.

As aquisições estão previstas nos Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAIs) e foram apontadas como prioritárias pelas lideranças indígenas na 3º Reunião Comitê Gestor. Além dos ônibus, cinco tratores e implementos agrícolas foram entregues em 2018 e estão para acontecer ainda a doação de cinco caminhões – que já se encontram em Maceió, em fase final de trâmites internos para a efetivação da doação -, quatro ambulâncias, entre outras ações.

Estiveram presentes para a entrega o superintendente regional do DNIT/AL, Fabrício Galvão; o coordenador da Fundação Nacional do Índio de Alagoas, Rodrigo Lins; o prefeito de Joaquim Gomes, Adriano Barros; o prefeito de São Sebastião, José Pacheco; o prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Enio Borges; além da presença dos representantes indígenas das quatro comunidades e equipe da Gerenciadora Executiva dos PBAIs (Consórcio Ecoplan/Skill Engenharia).

Segundo Igor Herbert, indígena de Wassu-Cocal e presidente do Comitê Gestor, a entrega dos ônibus, após muita expectativa, é a realização de um sonho antigo. “Há muito tempo vínhamos lutando por um transporte adequado para os nossos alunos. Sabemos que as prefeituras não tinham condições de adquirir os veículos no momento, mas graças a Deus agora conseguimos. Quero só agradecer a parceria muito positiva com as prefeituras, o empenho do DNIT e o apoio da Gerenciadora Executiva. Aos poucos estamos avançado nesse processo, que tem como objetivo alcançar a execução PBAIs integralmente”, destacou.

As prefeituras dos três municípios de Joaquim Gomes, São Sebastião e Porto Real do Colégio, onde estão localizadas as comunidades indígenas, receberam formalmente os ônibus, mas com a condicionante de destinação exclusiva de uso para os estudantes indígenas. Cada prefeitura ficará responsável por disponibilizar motoristas para a realização dos deslocamentos, combustível e manutenção.

O prefeito Adriano Barros ressaltou o compromisso do uso exclusivo para a comunidade indígena. “Apesar dos veículos ficarem sob a nossa custódia, o uso será apenas para os alunos de Wassu-Cocal e com todas as despesas pagas pela prefeitura. Com a parceria que temos hoje com a comunidade indígena, esse ônibus trará um benefício muito grande para todos”, ressaltou o gestor.

Aldo Enio Borges, prefeito de Porto Real do Colégio, aproveitou o momento para agradecer ao DNIT. “A doação desse ônibus representa uma grande economia muito grande para o município e melhores condições de locomoção dos alunos de Kariri-Xocó. Só temos a agradecer ao DNIT”, destacou.

Os ônibus doados estavam previstos no Programa de Fortalecimento da Infraestrutura Educacional dos PBAIs. Com a entrega, centenas de estudantes indígenas, das quatro comunidades, serão beneficiados diariamente.

 

Texto: Salmom Lucas