Fale Conosco  > SIG  >

SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS Voltar

Projeto executivo da duplicação da BR-101 em Wassu-Cocal é apresentado na comunidade

24/07/2019

No último dia 14 aconteceu, em Wassu-Cocal, uma oficina de apresentação do projeto executivo da duplicação da BR-101 no trecho que perpassa a comunidade. Participaram da atividade membros do Conselho Tribal, Associação Indígena da Aldeia Wassu-Cocal, representantes das escolas indígenas e demais lideranças convidadas pelo cacique Edmilson. 

A oficina teve como objetivo apresentar e discutir os dispositivos de segurança rodoviária – tais como passarelas, placas de sinalização, retornos, lombadas eletrônicas – previstos no atual projeto executivo da duplicação da BR-101.

O projeto ainda está sujeito a alterações e poderá ser revisto pelo DNIT quando as obras forem iniciadas. Durante a apresentação, o representante da Gerenciadora Executiva mostrou aos participantes um fluxograma com o histórico do processo, de 2006 até o estágio atual, além dos mapas com o desenho da rodovia duplicada.  

Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas sobre o processo de licitação da empresa construtora, faixa de domínio e não edificante, possível contratação de mão de obra indígena, relocações, entre outros assuntos. 

Segundo Igor Herbert, liderança de Wassu-Cocal e presidente do Comitê Gestor, a oficina foi produtiva. “Agora começamos a ver, de fato, como é que vai ser executada a duplicação em Wassu-Cocal, além de abrir também uma possibilidade de dialogar com o DNIT para que possamos fazer as adequações necessárias para a realidade atual da comunidade”, analisou. 

 

Texto: Salmom Lucas